A ideia de que as emoções e os sentimentos reprimidos podem causar doenças no corpo, um conceito conhecido como Somatização, é de fato real e amplamente estudada pela ciência.
A ciência contemporânea, especialmente por meio da Psiconeuroimunologia (PNI) comprova que o ser humano é um sistema integrado. Não existe uma separação rígida entre mente e corpo. O que sentimos e pensamos tem um impacto direto no funcionamento biológico.
1. O que a ciência comprova?
Impacto Físico do Estresse e Emoções: Fatores psicológicos, como o estresse crônico, ansiedade e depressão, ativam o nosso sistema nervoso e hormonal. Por exemplo, em situações de estresse, o corpo libera hormônios como cortisol e a adrenalina.
Ação no sistema Imunológico: O excesso contínuo desse hormônios pode, ao longo tempo, enfraquecer o sistema imunológico, tornando o corpo mais vulnerável a inflamações e, consequentemente, a diversas doenças. è um desequilíbrio químico e funcional causado por um estado mental.
Doenças Psicossomáticas: Na medicina e na psicologia, a somatização é reconhecida. É a mani- festação de conflitos ou angústias psicológicas por meio de sintomas físicos (dores de cabeça, problemas gastrointestinais, dores musculares, etc) ou até mesmo por agravar condições medicas preexistentes.
2. Somatização e Doenças Crônicas
Embora seja um campo complexo e em constante estudo, a relação entre emoções e o surgimento de doenças crônicas (como alguns problemas de pele, doença autoimunes e, em algumas abordagens, até mesmo o cancer de mama) é investigada.
O consenso é que fatores emocionais, como traumas não resolvidos, luto e repressão de sentimentos, não são a única causa de uma doença grave, mas sim um fator de risco que se soma a fatores genéticos, ambientais, biológicos e de estilo de vida.
O sofrimento emocional pode atuar como gatilho ou um agravante que desorganiza a química e a defesa do corpo, facilitando o desenvolvimento de uma patologia.
Cuidar da saúde mental e aprender a expressar sentimentos é uma forma poderosa e cientificamente comprovada de prevenção e autocuidado físico.